O Lorota mudou de endereço

11.11.10

aEBdLN - J.K.Rowling

Algumas semanas atrás falei sobre meu autor preferido, Tolkien.

Hoje vou falar sobre a minha autora favorita, a mulher que me fez tomar gosto pela leitura, libertar minha imaginação e mostrar que é possível chorar muito lendo um livro sem imagens Enfim, vou falar sobre a Tia Jô *o*

Joanne Kathleen Rowling, mas conhecida como J.K. Rowling é a mundialmente famosa autora dos livros da série Harry Potter.

Falta uma semana pro lançamento da primeira parte do último filme da série e eu tô naquele estado de vício inimaginável. Provavelmente semana que vem falo de novo sobre HP :D

É importante lembrar que o nome da autora é apenas Joanne Rowling, sem nome do meio. A abreviatura K é de Kathleen, nome de sua avó preferida Kathleen Rowling, e foi escolhida na ocasião do lançamento do primeiro livro da série no Reino Unido, Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando Christopher Little, agente literário da autora, e a Bloomsbury, sua editora, temendo que os garotos não leriam um livro escrito por uma mulher, pediram a Joanne que assinasse com as suas iniciais, não deixando transparecer que era uma mulher.

Ela nasceu em 31 de julho de 1965 na Inglaterra. Em 1971, a pequena Joanne escreve seu primeiro livro: Rabbit, a história de um coelho chamado Rabbit, que pega sarampo e é visitado pela Miss Bee (Srta. Abelha). Foi nessa época que Joanne se matriculou em sua primeira escola, a St. Michael's Curch of England, perto de sua casa. Era um local agradável, uma escola à moda antiga da qual Joanne gostava muito. Desde pequena começou a se destacar por sua inteligência (dizem que a personagem Hermione é um alter ego da autora). Em 1987 ela se formou em Francês e Línguas Clássicas na Universidade de Exeter.

Um dia, em meados de junho de 1990, quando o trem que voltava para Londres

quebrou, ela começou a imaginar a história do bruxinho. A partir daí iniciaram-se os rascunhos que Joanne escrevia em seu tempo livre, estru

turando a história e desenvolvendo os personagens. No fim do mesmo ano sua mãe, Anne Volant, morre aos 45 anos, vítima de esclerose múltipla, após 10 anos de luta contra a doença. Foi um período muito difícil para a escritora e, depois de um tempo, aceitou um emprego de professora de inglês em

Portugal. Foi lá que conheceu seu primeiro marido e onde nasceu sua primeira filha. Mas a união durou pouco e

Rowling voltou para a Escócia em 1993. Esse foi um período de pobreza e depressão para a escritora, que precisou de empréstimos de amigos.


Chega-se agora à parte mais conhecida de sua história: Joanne Rowling passeava com a filha no carrinho, e quando a menininha dormia, ela ia até o Nicolson's, um bar que pertencia ao cunhado de Joanne, ou ao bar The Elephant House Café. L

á ela pedia um café e escrevia as histórias de Harry Potter até que a filha acordasse. Em 1994ela conseguiu um emprego como secretária e as coisas voltaram a dar certo.

Depois de inúmeras recusas de várias editoras (entre 8 ou 12) em publicar seu livro, os originais foram parar na Editora Bloomsbury, que decidiu publicar o livro. A primeira edição foi pequena, 1000 exemplares, 500 dos quais para bibliotecas. Atualmente um exemplar desses alcança o valor de 25000 libras. Logo de início o livro esteve entre os mais vendidos, mas o ápice foi com o lançamento da edição americana.

Outros seis livros o sucederam, sempre cercados de expectativas e sucesso.

Os livros, traduzidos para stessenta e quatro línguas, venderam mais de 325 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros. Já em 2006, ela foi nomeada pela mesma revista como a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás apenas da apresentadora da televisão americana Oprah Winfrey.

A influência de J.K.Rowling, somada ao seu poder aquisitivo e à sua capacidade de escrever, esteve ocupada com projetos sociais com destaque para a MS Society Scotland, organização que ajuda portadores de esclerose múltipla, e o National Council for One Parent Families, que ajuda pais sozinhos, tornando-se embaixadora do Conselho.

Em Dezembro de 2008, Os Contos de Beedle, o Bardo, foi publicado para o público em geral e o dinheiro arrecadado com os royalties do livro foi doado, dessa vez para o Children's High Level Group.

Rowling casou-se com o médico Neil Michael Murray em 2001 e juntos tiveram dois filhos. A relação dura até hoje.

Em junho de 2000, é nomeada pela Rainha Elizabeth como Officer of the British Empire, tornando-se Lady J.K.Rowling. E em 2009 ela recebe de Nicolas Sarkozy, presidente da França, a insígnia de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra.

Algumas curiosidades:

°Um asteroide é descoberto em 2006 pelo Dr. Mark Hammergren do Adler Planetarium, que, sendo fã de Harry Potter, dá-lhe o nome de 43844 Rowling

°Um dinossauro da ordem Pachycephalosauria recebeu o nome de Dracorex hogwartsia, "Dragão Rei de Hogwarts" em homenagem a Hogwarts, criação de Rowling

°A autora preferida de J.k. Rowling é Jane Austen.

°Harry Potter e o Enigma do Príncipe entrou para o Livro dos Recordes com o título de Livro Vendido Mais Rápido da história. Em um dia o sexto livro vendeu mais cópias do que O Código da Vinci vendeu em um ano.

°Harry Potter e as Relíquias da Morte já quebrou recordes antes de seu lançamento. Em apenas 95 dias, as pré-vendas do livro superaram 1 milhão de cópias, de acordo com o siteAmazon.

°Mais recentemente, o livro Os Contos de Beedle, o Bardo tornou-se o livro de vendagem mais rápida do ano de 2008, e tirou Stephenie Meyer, conhecida como "a nova J.K.Rowling" do primeiro lugar na lista de mais vendidos

°A autora esteve presente na elaboração dos filmes. E foi dela a exigência de um elenco totalmente britânico.

°Rowling foi eleita pela Enciclopédia Britânica uma das 300 mulheres que mudaram o mundo. Essa lista também contem personalidades como Oprah Winfrey, Eva Perón, Edith Piaf, Marilyn Monroe, Greta Garbo, Katharine Hepburn e Joana d'Arc.

Um comentário:

  1. Ahhh invejinha dela.. que conseguiu criar todo esse mundo só com imaginação!!!

    HArry Potter tambem foi o livro que me fez ver que ler era legal!
    Devo meu desenvolvimento a ela!

    ResponderExcluir

Mudança

O lorota mudou de endereço =)

http://lorotadeonibus.wordpress.com/