O Lorota mudou de endereço

4.11.10

AEBdLN ´- A criação do Mundo

De onde viemos? Essa é uma pergunta que muitos tentaram responder, poucos tiveram sucesso, e ninguém sabe se alguém realmente acertou. O que se segue são histórias que determinados povos ou pessoas criaram para tentar explicar o começo de tudo, a criação do mundo.

Segundo a Bíblia

O mais conhecido de todos. Segundo ela, no inicio havia apenas a escuridão até que Deus despertasse. Aí ele criou a vida na terra como nós a conhecemos hoje em 7 dias 1º Dia – “Deus criou o Céu e a Terra” 2º Dia – “Deus fez o firmamento e separou umas águas das outras e chamou firmamento de Céu” 3º Dia – Houve a Terra e os Mares 4º Dia – Deus separou os dias e as noites 5º Dia – Surgem peixes e aves 6º Dia – Surgem outros animais. Deus cria o Homem 7º Dia – “Deus descansou”


Mitologia Grega
Tudo se inicia com o Caos: o vazio primitivo e escuro que precede toda a existência. Dele, surge Gaia (a Terra), e outros seres divinos primordiais:Eros (atração amorosa), Tártaro (mundo inferior e cavernas) e Érebo(trevas). Sem intermédio masculino, Gaia deu à luz Urano(firmamento), que então a fertilizou. Dessa união entre Gaia e Urano, nasceram primeiramente os Titãs: seis homens e seis mulheres (Oceano, Céos, Créos, Hiperião, Jápeto, Téia e Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e Cronos); e logo os Ciclopes de um só olho e os Hecatônquiros (ou Centimanos).

Co
ntudo, Urano, embora tenha gerado estas divindades poderosas, não as permitiu de sair do interior de Gaia e elas permaneceram obedientes ao pai. Somente Cronos, "o mais jovem, de pensamentos tortuosos e o mais terrível dos filhos", castrou o seu pai com uma foice produzida das entranhas da mãe Gaia e lançou seus genitais no mar, libertando, assim, todos os irmãos presos no interior da mãe. A situação final foi que Urano não procriou novamente, mas o esperma que caiu de seus genitais cortados produziu a deusa Afrodite, saída de uma espuma da água, ao mesmo tempo que o sangue de sua ferida gerou as Ninfas Melíades, as Erínias e os Gigantes, quando atingiu a terra. Sem a interferência do pai, Cronos tornou-se o rei dos deuses com sua irmã e esposa Reia como cônjuge e os outros Titãs como sua corte.

Daí pra frente, a história já mais conhecida. Chronos teve um monte de filho com a Reia, mas, com m
edo que eles usurpassem seu poder, devorava-os assim que nasciam. Aí um belo dia nasceu um cara famoso, Zeus, que cresceu escondido pela mãe, e derrotou o pai, se tornando o rei da cocada grega (trocadilhos péssimos da Disney –q).


Ainulindalë (A canção dos Ainur) – criada por J.R.R. Tolkien
Eru (ou Iluvatar), o Deus Único, criou os Ainur de seu pensamento. E os Ainur cantavam cada qual em seu canto, pois só compreendiam a parte da mente de Deus da qual haviam sido criados. Mas quando passaram a compreender a mente uns dos outros, tornaram-se consonantes em seu canto, e Eru os convocou para que cantassem diante dele: disse-lhes que ornamentando o tema da Chama Imperecível, com a qual os havia inspirado, criassem uma Música, mas não uma qualquer: teria de ser a mais magnífica. E os Ainur assim fizeram, e criaram a Sinfonia Maravilhosa. Mas um dos Ainur, o de maior poder, chamado Melkor (mais tarde também conhecido como Morgoth), quis criar sua própria música, e implantou a desarmonia. Eru ergueu-se então e propôs um novo tema, e Melkor novamente o confrontou, e Eru outra vez ergueu-se e surgiu um terceiro tema, no qual surgiram os Filhos de Eru, mas Melkor quis enfrentá-lo novamente, e Eru ergeu-se com o semblante terrível, e fez cessar a música.

Na primeira parte da música, foi dada aos Ainur uma visão geral da futura Terra Média. A segunda parte falava da criação dos elfos e, a terceira, sobre os homens.


Depois da canção, cada um dos Ainur se responsabilizou por uma parte da criação física, segundo a idealização de Eru. Por exemplo,Manwë cuidava dos ventos, Varda criou as estrelas, Yavanna criou as florestas, etc.



M
ito Guarani
Porque deixar de fora a mitologia de nosso povo? /momento ufanista

A figura primária na maioria das lendas guaranis da criação é Tupã o deus Sol e realizador de toda a criação. Com a ajuda da deusa lua Araci, Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Aregúa, Paraguai, e deste local criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento. Tupã então criou a humanidade (de acordo com a maioria dos mitos Guaranis, eles foram, naturalmente, a primeira raça criada, com todas as outras civilizações nascidas deles) em uma cerimônia elaborada, formando estátuas de argila do homem e da mulher com uma mistura de vários elementos da natureza. Depois de soprar vida nas formas humanas, deixou-os com os espíritos do bem e do mal e partiu.

O mundo surgiu do Paraguai....quem diria -qq


Mitologia Nórdica
Não conhecia o mito nórdico, mas achei muito interessante. Mas ele é longo demais, complexo demais. Sou péssima em resumos e o Diego me mataria se o colocasse aqui na integra. Então pra quem se interessar, segue o link
(aqui ô).




A Teoria do Big Bang

É a mais aceita pela comunidade cientifica atual.


O Big-Bang, ou grande explosão teria ocorrido há cerda de 15 mil de anos. Logo após a explosão, a temperaturas muito elevadas, a matéria iniciou o seu arrefecimento e começou a expandir-se. A partir de nuvens de gás hidrogenio e poeira, formaram-se, ao longo de milhões e milhões de anos, as galáxias, as estrelas, os planetas, as suas luas e muitos outros corpos celestes. Acredita-se que o Universo continua em expansão, e algumas observações confirmam esta hipótese.

A realidade é tão sem graça, não?

3 comentários:

  1. Adorei seu post =D

    A realidade é tão sem graça, não? [2]

    Ainda prefiro a Grega ou a de Tolkien, são as mais lindas e recomendo muito o Silmarillion e livros de mitologia grega *---*

    ResponderExcluir
  2. a mitologia grega é demais *-*

    fiquei horas lendo sobre os Titãs :)

    ResponderExcluir
  3. Ahhh a grega e a que eu melhor conheço!!! Acho muito legal ^^ Eu sabia todos os nomes dos deuses gregos e conseguia dar o respectivo nome na mitologia romana.... cada coisa que agente resolve aprender quando é novo! shauhsuahs

    ResponderExcluir

Mudança

O lorota mudou de endereço =)

http://lorotadeonibus.wordpress.com/