O Lorota mudou de endereço

19.8.10

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Olá queridos leitores! Sentiram minha falta? /falando como se não postasse há eras.

Fiquei surpresa em como li livros nas últimas semanas...acho que foram uns 4 já.
E voltei a ler uma série que pouca gente conhece (alias, quase todo mundo que eu conheço conhece, mas como eu não conheço muita gente...enfim x.x)


Essa série é "O Guia do Mochileiro das galáxias".
Incrível como um livro escrito em 1980 não aparenta ter seus 30 anos, e sem falar na ironia e no humor non sense. Sério, eu já cai na risada várias vezes enquanto lia os livros da série. Ao todo são 5 (eu tô terminando o terceiro):

O Guia do Mochileiro das Galáxias
O Restaurante no Fim do Universo
A vida, o universo e tudo o mais
Até logo e obrigado pelos peixes
Praticamente inofensiva


The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (lançado como O Guia do Mochileiro das Galáxias, no Brasil, e À Boleia pela Galáxia, emPortugal) é uma série de ficção científica criada por Douglas Adams, originalmente um programa transmitido pela rádio britânica BBC Radio 4 em 1978, e posteriormente adaptada para outros formatos como a série de cinco livros, e o filme de 2005.



A história começa com Arthur Dent, um típico inglês que vive sua vidinha normal com seus amigos normais. Ele apenas não faz ideia que um deles, Ford Prefect, não é um inglês, nem nasceu no mesmo planeta que ele. Os dois conseguem sair da Terra poucos minutos antes dela ser destruida para dar espaço a uma nova via espacial intergaláctica. Aí a aventura começa, indo a uma improvavel viagem no espaço e no tempo, sempre com críticas e ironias a respeito da sociedade e suas convenções. Bom, Tia wiki apresenta textos mais concisos que os meus, então vou copiar e colar as descrições dos personagens (e divagar um pouco sobre cada um tambem, claro)


Arthur Dent
Inglês amante de chá e dono de um azar incomum, Arthur tem sua casa destruida (Para a construção de um desvio) no mesmo dia em que seu melhor amigo, Ford Prefect, um extraterrestre disfarçado, revela-lhe que a Terra está prestes a ser destruída (Para a construção de uma via intergaláctica).
Ele é meio patético, tão bobo e ingênuo em relação a amplitude do universo que chega até a ser engraçado.


Ford Prefect
O amigo alienígena de Arthur é um dos coletores de informações para o Guia e passou 15 anos disfarçado de ator desempregado, enquanto esperava por uma carona para conseguir sair da Terra.


Trillian
Conheceu Arthur numa festa, mas acabou preferindo sair com Zaphod Beeblebrox, por este ter lhe dado a cantada "esse cara [Arthur] está te chateando querida? Venha comigo, sou de outro planeta". Depois, também levou uma cantada do Thor.
Ela some do nada no meio da história que eu chego até a esquecer que ela exista '-'


Zaphod Beeblebrox
Zaphod se tornou presidente da galáxia por que "poderia ser uma coisa legal". Roubou a nave Coração de Ouro, a mais sofisticada da galáxia que é movida pelo fabuloso "Gerador de Improbabilidade Infinita", simplesmente por que ele tinha que fazer algo que nem ele sabe o que é. Na verdade dificilmente Zaphod sabe o que quer fazer ou porque precisa fazer, ele apenas faz. Dono de um braço e uma cabeça extra, ele é o inventor da Dinamite Pangaláctica (a bebida mais forte do universo) e foi eleito por 7 vezes consecutivas a criatura racional mais mal vestida de todo o universo conhecido.


Marvin, o robô maniaco-depressivo
Um andróide feito para ter sentimentos humanos, Marvin sofre de uma gigantesca depressão, principalmente pelo fato de que possui "o cérebro do tamanho de um planeta" e é aproximadamente 30 bilhões de vezes mais inteligente que um colchão, mas preferem usar sua capacidade para abrir portas ou agarrar algum papel caído no chão.
O Marvin é o melhor personagem EVER.


O guia do mochileiro das galáxias (sim, pode-se dizer que seja um personagem do livro)

Mais popular que a Enciclopédia Celestial do Lar, mais vendido que Mais Cinquenta e Três Coisas para se Fazer em Gravidade 0, e mais polêmico que a colossal trilogia filosófica de Oolonn Colluphid, Onde Deus Errou, Mais Alguns Erros de Deus e Quem é Esse Tal de Deus Afinal? O Guia do Mochileiro das Galáxias substituiu a grande Enciclopédia Galáctica como "repositório padrão de todo o conhecimento e sabedoria" por dois motivos: 1) É ligeiramente mais barato. 2) Traz impresso na capa, em letras garrafais e amigáveis a frase "NÃO ENTRE EM PÂNICO"


Em 2005, foi lançado pela Touchstone e pela Spyglass o longa metragem baseado no primeiro livro da série. Ainda assim existem várias diferenças entre a história do livro e o filme, todas acrescentadas pelo próprio Douglas Adams que sempre criou um roteiro diferente para cada versão do Guia.

O filme é tão bizarro quanto o livro, tem vários momentos "WTF", o fim é tosco, mas é uma adaptação né, fazer o que? Pre quem quiser conferir o trailer:



Gente, é o Alan Rickman quem faz a voz do Marvin /emoção

Não sabe quem é o Alan Rickman? É o Snape ._.

Bom, é isso, queria deixar meu agradecimento pra Lih que me presenteou com os volumes 2 e 3 no meu ultimo aniversário (wewe \o/) e a você que leu esse post todo. Leiam os livros para eu ter mais alguem para comentar TT__TT

5 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaah eh muito foda *---*
    mas ainda nao li o 3º
    e eu comprei a coleção toda \o/
    uhuuuu -nst

    ah,o dinuh lembro de mim vendo esse post,olha que meigo ;pp

    ResponderExcluir
  2. *--*

    a maisa é a cara de "guia dos mochileiros das galáxias" *-* lembrei dela na hora UAHSUAHSUAHSU


    mas ta na minha lista de livros a se comprar, depois de cronicas vampirescas *-*

    ResponderExcluir
  3. "alias, quase todo mundo que eu conheço conhece, mas como eu não conheço muita gente...enfim x.x)"

    deve ser porque todo mundo que você conhece é suuuper nerd UAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUS

    ResponderExcluir
  4. Ah eu adoro *_*
    não importa quando vc ler, vc sempre vai rir!

    ResponderExcluir
  5. eu li a vida, o universo e tudo mais. que eu achei na biblioteca da escola é tudo de boom... agora eu baixei o guia do mochileiro das galaxias pra mim ler :)

    ResponderExcluir

Mudança

O lorota mudou de endereço =)

http://lorotadeonibus.wordpress.com/