O Lorota mudou de endereço

22.6.10

Iogurte Garrafa-térmica

O iogurte  é uma forma de leite em que o açúcar (a lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante.
O iogurte além de poder aumentar a longevidade, possui outras benéficas propriedades nutricionais, graças aos fermentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, aos quais se juntam o leite, depois de homogeneizado e pasteurizado. Devido ao facto de ser obtido mediante fermentação láctea, o iogurte é muito fácil de digerir, o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais. Contudo, não se esgotam aqui os benefícios deste alimento. Por exemplo o seu consumo regula o sistema imunológico, sem esquecer que se trata de uma excelente fonte de cálcio e, como tal, a sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças.

Eu adorooo iogurte! Geralmente eu faço ele aqui em casa porque é mais barato, e eu posso controlar o sabor um pouco mais (pessoa com complexo controlador), além de que eu acho divertido . Minha mãe quando faz esquenta o leite, mistura iogurte, e deixa no forno "descansando" uma noite. Eu nunca gostei do metodo dela, porque eu sou meio fresca e tenho um pouco de aflição de deixar o leite assim para fora (sério toda vez eu achava que tinha muito risco de estragar (paranoica =p)).E tambem porque demora de mais!

Então uma vez vi essa receita no Prato Fundo e resolvi meus problemas frescurentos.

Receita:
1 garrafa térmica limpa (cuidado com os restos de café, se não você tera iogurt com gosto de café(medo)).
500 ml Leite
1 Iogurte natural (daqueles mais simples, sem adição de açucar nem sabor).

Se sua garrafa térmica tiver 500 ml, muito bom, se não faz metade da receita.

Esquente metade da quantidade de leite no fogo até começar a ferver, após isso misture com o resto do leite.
Coloque seu dedo (limpo, por favor) no leite, deixe amornar(essa palavra existe??) até você aguentar deixar seu dedo dentro do leite.
Agora misture 1 Colher de Iogurte natural na mistura (500ml = 1 colher de Iogurte). Agora é a parte mais dificil, despeje o liquido na garrafa térmica sem derrubar (eu sempre derrubo, sério).

Essa é a parte onde você controla as coisas, porque vai depender de como você gosta do seu Iogurte. Quem gosta dele mais azedinho deixe ele na garrafa por mais de 3 horas, quem curte ele nem muito azedo nem muito doce 3 horas já esta bom.
O meu iogurte em geral fica com uma consistencia boa, mas quando eu deixo ele muito mais de 3 horas na garrafa(eu não lembro quanto tempo eu deixei ele) ou uso o leite muito quente, ele geralmente fica meio grosso (quase uma coalhada (ok, eu exagerei)). Então cuidado crianças...

O leite pode ser do tipo que você quiser, eu uso integral, mas se você fizer com desnatado vai funcionar (mas vai ficar menos gostoso).Depois que você fizer um iogurte você não precisa mais comprar o do mercado, é só pegar uma colheirada do seu iogurt e usar na nova receita. Com o tempo, você acaba descobrindo com que temperatura e tempo o seu iogurte vai ficar mais no seu gosto. Validade é meio que com seu bom senso, eu nunca consegui manter o iogurte mais de 3 dias na geladeira, porque ele é disputado aqui em casa. Mas acredito que como não vai conservante e tal, uma semana mais ou menos é o maximo dele (parece pouco mas se você fizer 500ml vai dar tempo de sobra para você acabar com o iogurte).

Agora vocês querem saber para que eu uso o meu iogurte? No meu coração eu sou praticamente uma senhora idosa então gosto de colocar o meu na granola, com frutas, em bolos (citricos, eu gosto as vezes de trocar o leite por iogurte), e principalmente no suco. Eu adoro fazer suco de maracuja e colocar iogurte em vez de leite, ou suco de morango. A regra é, se fica bem com leite provavelmente fica bom com iogurte!

2 comentários:

  1. gostei da receita...acho que vou fazer algum dia desses :B

    ResponderExcluir
  2. eu adoro iogurte *--------*

    minha mãe também faz aqui em casa, ela faz igual esse da garrafa térmica, mas ela faz mais.. aokspokaspkosapoask

    eu tbm como com granola *---* muito booom

    ResponderExcluir

Mudança

O lorota mudou de endereço =)

http://lorotadeonibus.wordpress.com/